domingo, 31 de julho de 2011

ATLETAS DO COMERCIAL E JOVENS DEFENSORES DO ECA PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR




ATLETAS DO COMERCIAL ESPORTE CLUBE - CEC E OS JOVENS PARTICIPANTES DO PROJETO " JOVENS DEFENSORES DO ECA " , PARTICIPARAM NESTE SÁBADO DIA 30 DE JULHO DE 2011 DA 1- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CIDADE DE REGISTRO-SP:

Os jovens atletas do Comercial Esporte Clube - CEC ( http://www.comercialec.com.br/ ; http://www.comercialec.blogspot.com/ ), e participantes do projeto " JOVENS DEFENSORES DO ECA ", ( http://www.jovensdefensores.blogspot.com/), participaram neste sabado dia 30 de julho de 2011 da 1- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CIDADE DE REGISTRO-SP, que aconteceu no CCI - Centro de Convivência do Idoso das 8:30 horas as 15:30 horas . Esta referida Conferência teve a seguinte Programação:

8:30 horas - Credenciamento
9:00 Horas - Coffe Break
9:30 Horas - Abertura
10:10 Horas - Leitura e Aprovação do Regimento Interno.
10:30 Horas - Palestra e Debate Sra. Maria Rita Coordenadora da Rede SANS
11:30 Horas - Experiência Alimentar Escolar
12:00 Horas - Almoço
13:00 horas - Apresentação do Diagnóstico de Ações: Vulnerabilidade Social e Alimentar Municipal.
13:30 Horas - Orientação para o GTS\ Trabalho em Grupo e inscrições de Delegados
14:30 Horas - Plenária : Relato dos Grupos, moções, Eleição dos Delegados .
15:30 Horas - Encerramento.

Nesta Conferência fomos com mais de 40 jovens , para discutir este inportante tema que foi : " ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL, DIREITO DE TODOS " , - TODAS AS PESSOAS TEM DIREITO A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL,ACESSÍVEL, DE QUALIDADE, EM QUANTIDADE SUFICIENTE E DE MODO PERMANENTE. ISSO É SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL."
Ali conseguimos aprovar com mais de 70% dos votos , as cinco propostas que formulamos e levamos para esta importante conferência Municipal , propostas estas que são :



PROPOSTAS DOS ATLETAS DO COMERCIAL ESPORTE CLUBE – CEC LEVADA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CIDADE DE REGISTRO-SP:

a) Criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ( Consea – Registro), ainda este ano, ampliando vagas no Conselho , para as Entidades Assistenciais e Desportivas que oferecem alimentação. Criando uma politica Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional através do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

b) Criação no Município de Registro do Banco de Alimentos com distribuição e parceria com as Entidades Assistenciais e Esportivas , que oferecem alimentação.


c) Diálogo do Município de Registro, junto aos orgãos responsáveis , fazendo com que o programa PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos ), volte a funcionar no Município de Registro-sp, com a distribuição de produtos da agricultura familiar para as Entidades Assistênciais e desportivas do Município. ( Modalidade compra com doação simultânea).

d) Criação em espaços públicos de hortas comunitárias com a parceria entre a Prefeitura Municipal de Registro e Entidades assistenciais e Esportivas que oferecem alimentação. Criação no espaço ocioso do Centro Social Urbano de uma horta Comunitária em parceria Prefeitura Municipal e Entidades Esportivas que oferecem alimentação para o consumo das crianças, adolescentes e jovens praticantes de atividades esportivas.


e) Criação atraves de Lei Municipal , para que a Prefeitura possa ofertar alimentos para as Entidades Esportivas que atendem e oferece alimentação para crianças, adolescentes e jovens praticantes de esportes individuais e\ou coletivos.




Marcos Batalha




Projeto Jovens Defensores do ECA